Apesar de não ser um destino muito popular em Portugal, Caramulo possui uma grande variedade de pontos turísticos, atividades e muita história rica que pode remontar períodos importantes para toda a cultura portuguesa. Na verdade, esta é uma região que apresenta uma cultura enraizada muito mais fiel à cultura antiga e riquíssima de Portugal que algumas das maiores cidades acabaram perdendo.

Agora, turistas e visitantes bem informados podem aproveitar estas atividades e pontos turísticos importantes e muito interessantes na área de Caramulo, como o apiturismo. Mesmo assim, a grande maioria destes visitantes sequer faz ideia de como esta região surgiu, quais os principais acontecimentos que levaram a região a ser povoada da forma que é atualmente.

Aqui em nosso blog, faremos uma grande homenagem à região de Caramulo, indicando os melhores lugares para se visitar, experiências para experimentar e atividades para aproveitar. Mas primeiro, vamos entender melhor a história da fundação de Caramulo neste artigo, vem comigo.

Caramulo

Como surgiu a região de Caramulo?

A história de Caramulo se inicia em 1921 pelas mãos de um médico habilidoso português chamado de Jerónimo Lacerda, Jerónimo teve a iniciativa de criar um povoado equipado com sanatórios que poderiam ajudar o país em sua luta contra a tuberculose.

Então, a criação do povoado se iniciou de forma ambiciosa, já que os projetos previam uma infraestrutura que poucos locais em toda a Portugal possuíam como: água canalizada diretamente para os edifícios e casas, sistema periódico de recolhimento de lixo, sistema completo de esgoto e até mesmo uma rede elétrica.

Não é à toa que este, que era considerado uma estância senatorial na época, se tornou a maior em Portugal e também de toda a península ibérica, o que foi providencial para o combate e a erradicação da tuberculose no país. Já que possuía também mais de 20 sanatórios especializados no tratamento de tuberculose, o que ajudou a todo o país e diversas outras áreas da Europa no combate a esta doença.

Caramulo

Mas, nos anos 70, após o que foi considerado total erradicação da doença, toda a região que era composta principalmente de edifícios médicos como os sanatórios e casas para comportar os profissionais da saúde, começou a ser abandonada, já que não era mais necessária.

Então, empreendimentos e pessoas que já estavam assentadas neste local começaram a criar raízes no lugar e diversas fazendas, hotéis e vilas se formaram, aproveitando a natureza do lugar, como as Termas de Sangemil.

Desenvolvimento da região de Caramulo

Com o passar dos anos, a região de Caramulo se desenvolveu rapidamente graças à sua base criada pelo grande Jerónimo Lacerda que já havia deixado tudo o que esta região precisava para se tornar uma parte próspera de Portugal.

Baseada principalmente na produção agrária e em diversos pontos turísticos oferecidos dentro de sua região como as praias fluviais, Caramulo cresceu de forma surpreendente e se tornou uma parte importante do país, não só por seus recursos naturais, mas por apresentar diferentes tipos de agricultura.

Um dos principais exemplos da perspectiva diferente de Caramulo, é o apiturismo, um tipo novo de turismo voltado completamente para a importância e para o cultivo de abelhas. Também oferece o básico do turismo tradicional com a estadia em hotéis quatro estrelas que foram inseridos nos antigos edifícios que antes eram sanatórios de tratamento e foram totalmente reformados para mudar a sua função dentro da região de Caramulo.

Caramulo

Além de tudo, todos os turistas que resolverem visitar a região de Caramulo também poderão aproveitar um pouco mais da cultura raiz de Portugal, aqui os moradores da região conseguiram perpetuar através das gerações os costumes, vestimentas e grande parte da cultura riquíssima e antiga de Portugal que se perdeu nas principais e mais frequentadas cidades do país.

É possível ainda aproveitar as diversas aventuras, pontos turísticos e atividades que Caramulo apresenta do ponto de vista romântico, ou seja, é possível ter uma experiência completa como casal com diversas opções dentro da região, com spas, trilhas em meio à natureza e lagoas térmicas com propriedades curativas, além de todo o visual que remonta no século XIX no país em diversos pontos.

Resumindo, Caramulo é uma região subestimada de Portugal e aqui em nosso blog você encontrará tudo o que esta região tem a oferecer, em detalhes e com imagens. Assim, você poderá se programar e saberá exatamente onde ir em sua próxima viagem, tenho certeza que será para Caramulo e suas maravilhas.

Recent posts

Menu

Pages